terça-feira, 27 de setembro de 2016

Informações de Cusco PER

     
            Escudo de Cusco PERU                            Escudo de Cusco à partir de 1986

Cusco em espanhol Cuzco ou Cusco, em "quéchua" "Qosqo ou Qusqu", significa "umbigo do mundo". Situada no sudeste do Vale de Huatanay ou Vale Sagrado dos Incas, na região dos Andes, com população atual de 300.000 habitantes em altitude de 3.400 metros do nível do mar, foi o mais importante centro administrativo e cultural do "Tahuantinsuyu", ou Império Inca. Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio Inca ainda estão lá, bem como monumentos como o "Korikancha" ou Templo do Sol.

Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade. A maioria dos edifícios incas foi destruída a mando do governo espanhol com apoio de igrejas cristãs. Os edifícios construídos depois da conquista são de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, inclusive as igrejas de Santa Clara e San Blas. Grande parte dos edifícios espanhóis foram sobrepostos às volumosas paredes de pedra construídas pelos incas.

Em 1780, a cidade de Cusco viu-se convulsionada pelo movimento iniciado pelo cacique José Gabriel Condorcanqui “Tupac Amaru II” que rebelou-se contra a administração e autoridades espanholas estabelecidas. A rebelião foi sufocada após vários meses de luta e “Tupac Amaru II” foi vencido, feito prisioneiro e executado cruelmente junto com toda sua família na Praça de Armas de Cusco.

O Peru declarou sua independência em 1821 e a cidade de Cusco manteve sua importância dentro da organização político-administrativa do país. Criou-se o departamento de Cusco que abrangia inclusive os territórios amazônicos até o limite com o Brasil. A cidade foi a capital deste departamento e a cidade mais importante do sudeste andino.

Um terremoto em 1950 destruiu uma construção de padres dominicanos e expôs que esta fora erguida em cima do "Korikancha" ou Templo do Sol, que resistiu ao terremoto.

Em 23 de junho de 1986, o Conselho Provincial de Cusco decidiu adotar como escudo oficial a "placa Echenique” proibindo qualquer representação do escudo de armas da conquista de Cusco.

A chamada “placa Echenique”, reproduzida em monumento na cidade, deriva de um medalhão em ouro com 125 mm de diâmetro atualmente em exposição no museu de Nova York, que na opinião de ilustres estudiosos poderia ser um símbolo da energia solar “Hanan Qosqo”, calendário Inca identificado com a divindade felina e o deus “Wiracocha”, a representação do sol ou também outras interpretações místicas relacionadas às culturas Chanapata, Marcavalle no período pré-Inca.

A "placa Echenique” recebeu esse nome em homenagem ao general José Rufino Echeniquepresidente peruano em 1853 e descendente do povo inca. Atualmente este símbolo também está presente nas notas de soles peruanos como parte da garantia peruana oficial de autenticidade.

Desde os anos 1990, o turismo passou a ser a principal atividade econômica da cidade; a área circunvizinha situada no vale de Huatanay, tem uma agricultura forte com o cultivo de milho, cevada, quinoa, chá e café, além da mineração de ouro.



Fonte: www.cuscotravel.net 


Nenhum comentário:

Postar um comentário