segunda-feira, 26 de setembro de 2016

12º Dia: Tacna à Puno PER


Saímos do hotel pra comprar o seguro contra terceiros (SOAT) que é obrigatório no Peru e somente adquirido no país. Após a longa burocracia que lembra muito o Brasil, pegamos a carretera interoceânica (36A e 36B) com destino a Puno, localizada a 3.800 m de altitude. Passamos por mais um controle aduaneiro e começamos a subir. Antes de Moquégua, a V-Strom (camicleta) começou a falhar novamente, ao parar em um posto de gasolina com piso de cascalho, Abuelito (Braz) comprou um terreninho (tombou), nada de grave, justamente quando convencíamos o Pudim a continuar:
- Pudim, tá tudo bem, não aconteceu nada de grave, ninguém caiu...
- Caiu sim... (olhando pro Braz)!

Entrando em Moquégua, perdemos muito tempo no caótico trânsito peruano.
Seguimos a viagem por uma estrada muito sinuosa e atingimos quase 4.900 m de altitude sentindo o "soroche" (sono, tontura e alguns com dor de cabeça); com ajuda da "coquita" (folhas de coca), conseguimos chegar ao hotel em Puno já à noite e com muito frio. Até o momento, foi o dia mais tenso e desgastante da viagem. Depois de uma sessão de relaxamento na jacuzzi, jantamos no hotel e cama.

Nota:
Os efeitos medicinais da folha da coca são como de um estimulante, além de melhorar o metabolismo, a oxigenação do sangue, a frequência respiratória, o mal de altura (mal de puna ou soroche), diarreias, dores de cabeça, anemias, tirar a fome e ajudar em problemas estomacais. Por serem estimulantes e revigorantes, as folhas de coca são mastigadas pelos camponeses com o propósito de recarga das energias no duro trabalho empreendido nos campos e nas grandes altitudes. A composição da folha de coca contém fósforo, ferro, cálcio, proteínas, carboidratos, vitaminas como: A, B1, B2 e C.

Saída: 10:30 h
Chegada: 19:20 h
Km Dia: 432
Km Acumulada: 4.776

Hotel em Puno PER
Libertador Lago Titicaca
Isla Esteves s/n - Lago Titicaca 51,Puno Peru
Coordenadas: -15.828173, -69.993640
Diária: USD$ 121,50 (2 pessoas sem impostos)
Avaliação: Top Master Plus, hotel com ótima infraestrutura e excelente café da manhã. O melhor até agora.


Parada para abastecimento em Torata


Pausa para fotos e "coquita"


Visual incrível da estrada

Panorâmica



   

Casa de peruana que nos vendeu mate de hojas de coca e café instantâneo.

A mais de 4.000 metros, parecia que só nós estávamos sem ar!







Nenhum comentário:

Postar um comentário