A
Estrada do Pacífico, também conhecida como Rodovia Interoceânica é uma estrada
binacional que liga o noroeste do Brasil ao litoral sul do Peru, através do
estado brasileiro do Acre. A parte da Estrada do Pacífico que fica dentro do
território brasileiro é identificada como BR-317 enquanto no Peru é chamada
apenas de “Carretera Interoceanica” (em espanhol).
Dentro
do Brasil a "Estrada do Pacífico" começa na BR-364 em Porto Velho
(RO) e no Acre continua pela BR-317, que passa por Rio Branco e vai até a tríplice
fronteira com o Peru e Bolívia, atravessando entre a cidade brasileira de Assis
Brasil e a peruana Iñapari. No Peru, a Estrada do Pacífico se divide
inicialmente em duas, uma em direção a Oeste, que no Peru segue pela rodovia
PE-030, desde Nazca, passando por Cuzco, até o porto de San Juan de Marcona. A
outra rota, em direção ao Sul, se subdivide em duas na região próxima ao Lago
Titicaca, e segue pela PE-034 até o porto de Matarani e pela PE-036 até o porto
de Ilo.
A
Estrada do Pacífico é o primeiro eixo multimodal Atlântico-Pacífico na América
do Sul. Além de favorecer a integração sul-americana, a circulação de pessoas,
o turismo e o comércio bilateral entre o Brasil e o Peru, a estrada garante o
acesso dos produtos peruanos ao Oceano Atlântico e o acesso dos produtos
brasileiros ao Oceano Pacífico.
Distâncias
A
distância entre Porto Velho e Assis Brasil (fronteira Brasil-Peru), utilizando
a B-364 e a BR-317, é de 777 km. No lado peruano, a distância de Iñapari até
Ilo é de 1.226 km, enquanto o trecho Iñapari-Matarani tem 1.419 km.
A
construção da Estrada do Pacífico tornou-se viável após a criação da IIRSA (Iniciativa
para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana) em agosto de 2000,
que criou o ambiente de previsibilidade institucional necessário para a
realização de investimentos em infraestrutura entre os países sul-americanos.
A
construção da Estrada do Pacífico começou oficialmente em 2002, sendo que a
maior parte das obras iniciou entre 2003 e 2005. Em 2006 foi inaugurada a ponte
ligando o Acre do Peru, na fronteira entre os municípios de Assis Brasil
(Brasil) e Iñapari (Peru).
A
parte brasileira da Estrada do Pacífico foi inaugurada em 2007, quando foram
concluídas as obras de asfaltamento e duplicações programadas. Entretanto, a
estrada começou a funcionar plenamente, com todos os trechos asfaltados no lado
peruano, apenas a partir de 2013.
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