Brasão de Porto Velho
Oficializada
em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de
1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Fica nas
barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente do rio Amazonas. População de 502.748, altitude de 85 metros.
Desde
meados do século XIX, iniciaram os primeiros movimentos para construir uma ferrovia que
possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380km) e
dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim. A
localidade foi escolhida para construção do porto onde o produto seria transbordado
para os navios seguindo então para a Europa e Estados Unidos.
As
dificuldades de construção e operação de um porto fluvial em frente aos
rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e
armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em
local muito mais favorável.
Em
15 de janeiro de 1873, o Imperador Dom Pedro II assinou o Decreto-Lei nº 5.024,
autorizando navios mercantes de todas as nações subirem o Rio Madeira. Em
decorrência, foram construídas modernas facilidades de atracação em Santo
Antônio, que passou a ser denominado Porto Novo.
O Porto Velho dos militares continuou a ser usado por sua maior segurança, apesar
das dificuldades operacionais e da distância até Santo Antônio, ponto inicial
da EFMM (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).
Percival
Farquhar, proprietário da empresa que afinal conseguiu concluir a ferrovia em
1912, desde 1907 usava o velho porto para descarregar materiais para a obra; quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele (já na província do
Amazonas) tornou-se o verdadeiro fundador da cidade, que quando foi afinal
oficializada pela Assembleia do Amazonas, recebeu o nome Porto Velho, hoje capital de Rondônia.
A
cidade nasceu e cresceu das instalações ferroviárias da estrada de ferro (EFMM) através da exploração de borracha e posteriormente de
cassiterita e de ouro. Moravam cerca de mil pessoas quando a obra da construção
da estrada de ferro foi concluída, grande parte de seus residentes eram
funcionários da empresa construtora.
Tornou-se
município em 1914, quando ainda pertencia ao Estado do Mato Grosso. Em 1943,
com o município de Guajará-Mirim passou a constituir o Território Federal do
Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia e veio a ser elevado à
categoria de Estado em 4 de janeiro de 1982.
GloboNews Especial: A história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré Jan/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário