domingo, 2 de outubro de 2016

Informações de Porto Velho RO

              Brasão de Porto Velho

Oficializada em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Fica nas barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente do rio Amazonas. População de 502.748, altitude de 85 metros.

Desde meados do século XIX, iniciaram os primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim. A localidade foi escolhida para construção do porto onde o produto seria transbordado para os navios seguindo então para a Europa e Estados Unidos.

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável.

Em 15 de janeiro de 1873, o Imperador Dom Pedro II assinou o Decreto-Lei nº 5.024, autorizando navios mercantes de todas as nações subirem o Rio Madeira. Em decorrência, foram construídas modernas facilidades de atracação em Santo Antônio, que passou a ser denominado Porto Novo.

O Porto Velho dos militares continuou a ser usado por sua maior segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até Santo Antônio, ponto inicial da EFMM (Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).

Percival Farquhar, proprietário da empresa que afinal conseguiu concluir a ferrovia em 1912, desde 1907 usava o velho porto para descarregar materiais para a obra; quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele (já na província do Amazonas) tornou-se o verdadeiro fundador da cidade, que quando foi afinal oficializada pela Assembleia do Amazonas, recebeu o nome Porto Velho, hoje capital de Rondônia.

A cidade nasceu e cresceu das instalações ferroviárias da estrada de ferro (EFMM) através da exploração de borracha e posteriormente de cassiterita e de ouro. Moravam cerca de mil pessoas quando a obra da construção da estrada de ferro foi concluída, grande parte de seus residentes eram funcionários da empresa construtora.

Tornou-se município em 1914, quando ainda pertencia ao Estado do Mato Grosso. Em 1943, com o município de Guajará-Mirim passou a constituir o Território Federal do Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia e veio a ser elevado à categoria de Estado em 4 de janeiro de 1982.



   
GloboNews Especial: A história da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré Jan/2016

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