quarta-feira, 3 de outubro de 2018

20º Dia: Rio Grande RS à Palhoça SC


Saída: 08:20 h
Chegada: 18:10 h
Km Dia: 683 
Km Acumulada: 8.922 (Com 3 paradas para abastecimento, café e WC)

Hotel em Palhoça RS:
Slaviero Executive Viacatarina
Endereço: Av. Atílio Pedro Pagani, 300 - Palhoça, SC
Coordenadas:  S27° 38.523' W48° 40.391'
Diária: USD$ 47,62 (2 pessoas com impostos)
Avaliação: Hotel conhecido, ficamos aqui quando fizemos o Rio do Rastro em 2017. Bons quartos e café da manhã. Bom custo x benefício para seguir o último trecho.


Rio Grande é uma antiga cidade portuária que parece estar meio “abandonada e decadente”.  Prédios antigos e em mau estado de conservação, ruas sujas e moradores de rua perambulando pelo centro da cidade.

O que me chamou a atenção foi uma família de leões marinhos que moram no canal que margeia a cidade e se alimentam de restos de peixes jogados na água pelos comerciantes do mercado central.

Como a distancia era relativamente grande, decidimos sair um pouco mais cedo que o habitual, mas não deu resultado. A primeira balsa com destino a São José do Norte zarpa apenas às 9:00hs. Ficamos uns 40 minutos esperando e conhecemos um gaúcho muito falador que estava em uma moto pequena também esperando a balsa. Foram 40 minutos de fila mais outros 40 de travessia com ele contando “causos” sem parar um minuto sequer!

Ao desembarcar em Rio do Norte, sem GPS nem Waze, obviamente nos perdemos. E quem encontramos para nos ajudar? Ele mesmo, o gaúcho falador que apelidamos de Benito di Paula.

Rumo encontrado, estrada boa apesar de mão dupla. A exceção fica na região próxima a mostardas onde o asfalto esta muito ruim. Chegando já bem próximo da BR 101 que nos levaria à Palhoça, alcançamos a chuva em Osório RS e até Palhoça aquele temporal que nos habituamos nos últimos dias. Sorte nossa que esta estrada é duplicada, pois o trafego de caminhões, carretas e bi-trens é muito intenso e o spray de água que eles provocam é absurdo, nos deixando por muitas vezes quase sem visibilidade.

Chegamos no hotel completamente ensopados, mas aliviados por vencer mais essa dificuldade. Uma cerveja no posto em frente, uma pequena prosa com um local que tentava nos passar dicas da cidade (se é que tem algo interessante para fazer em Palhoça). Jantar no shopping anexo ao hotel e cama. Amanhã é o ultimo dia da jornada.


 Travessia de Balsa de Rio Grande para São José do Norte
Amigo gaúcho.





 Cachorro da Balsa é conhecido, vai e volta todos os dias!
 Alcançando a chuva em Osório!!
Parque Eólico da região gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário