quinta-feira, 4 de outubro de 2018

21º Dia: Palhoça SC à São Bernardo do Campo SP


Saída: 08:30 h
Chegada: 17:20 h
Km Dia: 744 
Km Acumulada:  9.666 (3 paradas para abastecimento, café e WC)

Trecho já conhecido por nós, dormimos no mesmo hotel quando fomos à Serra do Rio do Rastro. A saída com tempo seco, até um calorzinho, estrada duplicada e em boas condições prometia uma viagem tranquila. Engano! Pegamos o “rush” matinal. E lá vamos nós como motoboys andando no corredor da BR 101.

A expectativa de chegar em casa nos fez andar em bom ritmo e fazer apenas 3 paradas em um trecho de mais de 700 km. A pequena garoa na serra chegando próximo a Curitiba não nos assustou, depois de lá o clima secou totalmente, ficando apenas nublado.

Em Miracatu, nossa última parada, comemoramos antecipadamente o dia sem chuva. Entramos sentido Peruíbe e chegando em Mongaguá, nossa companheira de viagem veio nos receber novamente. Água até o topo da serra na Rodovia Imigrantes; mas tudo bem! Estávamos em casa, sãos e salvos!

Fim da jornada. Excelente viagem e experiência. Tinha que terminar como começou, com Chuva! 😂😂😂

A parceria da viagem funcionou, cada um respeitando as manias e "procesios" do outro, sem stress nem desavenças. Em viagens longas e cansativas, muitas vezes amizades de anos se desfazem por motivos fúteis. Próximo destino? Não sabemos, mas temos certeza que viajar, não importa para onde, é o melhor investimento que podemos fazer em nós mesmos!

Obrigado a todos que nos acompanharam nessa aventura!

 Parada logo após Curitiba, ainda com tempo bom!


Última parada antes da entrada de Peruíbe. Depois de Mongaguá, chuva até São Bernardo.
Novamente lembrando dos amigos!!! 😀

Frases da Viagem (as que lembramos):

“Atención a lo procesio!” : Toda vez que parávamos, o processo de desvestir capas e luvas, abrir baús, tirar capacetes e todo o processo inverso, nos fazia perder tempo se não prestássemos atenção "a lo procesio".
“Argentina és el pulmón del Latinoamérica” : Frase de um argentino em Punta Del Este.
“HUUU! Parar a musica!” : Comando de voz no rádio do Gian para parar a música
“Si no tiene cuello, porque usá bufanda?” : Frase composta a partir da observação de mulheres chilenas.
“Pudim, não esqueceu nada?”
“Mucha lluvia y mucha nieve!”
“Carreteras muy seguras con neblina, óleo y buracos!”
“¡Llegamos a tierras hostiles!” : quando entramos na Argentina
“Salimos de tierras hostiles!”   : quando saímos da Argentina

Clip da Viagem: Simplesmente um Luxo!!! 😂😆😂



quarta-feira, 3 de outubro de 2018

20º Dia: Rio Grande RS à Palhoça SC


Saída: 08:20 h
Chegada: 18:10 h
Km Dia: 683 
Km Acumulada: 8.922 (Com 3 paradas para abastecimento, café e WC)

Hotel em Palhoça RS:
Slaviero Executive Viacatarina
Endereço: Av. Atílio Pedro Pagani, 300 - Palhoça, SC
Coordenadas:  S27° 38.523' W48° 40.391'
Diária: USD$ 47,62 (2 pessoas com impostos)
Avaliação: Hotel conhecido, ficamos aqui quando fizemos o Rio do Rastro em 2017. Bons quartos e café da manhã. Bom custo x benefício para seguir o último trecho.


Rio Grande é uma antiga cidade portuária que parece estar meio “abandonada e decadente”.  Prédios antigos e em mau estado de conservação, ruas sujas e moradores de rua perambulando pelo centro da cidade.

O que me chamou a atenção foi uma família de leões marinhos que moram no canal que margeia a cidade e se alimentam de restos de peixes jogados na água pelos comerciantes do mercado central.

Como a distancia era relativamente grande, decidimos sair um pouco mais cedo que o habitual, mas não deu resultado. A primeira balsa com destino a São José do Norte zarpa apenas às 9:00hs. Ficamos uns 40 minutos esperando e conhecemos um gaúcho muito falador que estava em uma moto pequena também esperando a balsa. Foram 40 minutos de fila mais outros 40 de travessia com ele contando “causos” sem parar um minuto sequer!

Ao desembarcar em Rio do Norte, sem GPS nem Waze, obviamente nos perdemos. E quem encontramos para nos ajudar? Ele mesmo, o gaúcho falador que apelidamos de Benito di Paula.

Rumo encontrado, estrada boa apesar de mão dupla. A exceção fica na região próxima a mostardas onde o asfalto esta muito ruim. Chegando já bem próximo da BR 101 que nos levaria à Palhoça, alcançamos a chuva em Osório RS e até Palhoça aquele temporal que nos habituamos nos últimos dias. Sorte nossa que esta estrada é duplicada, pois o trafego de caminhões, carretas e bi-trens é muito intenso e o spray de água que eles provocam é absurdo, nos deixando por muitas vezes quase sem visibilidade.

Chegamos no hotel completamente ensopados, mas aliviados por vencer mais essa dificuldade. Uma cerveja no posto em frente, uma pequena prosa com um local que tentava nos passar dicas da cidade (se é que tem algo interessante para fazer em Palhoça). Jantar no shopping anexo ao hotel e cama. Amanhã é o ultimo dia da jornada.


 Travessia de Balsa de Rio Grande para São José do Norte
Amigo gaúcho.





 Cachorro da Balsa é conhecido, vai e volta todos os dias!
 Alcançando a chuva em Osório!!
Parque Eólico da região gaúcha

terça-feira, 2 de outubro de 2018

19º Dia: Punta Del Este URU à Rio Grande RS


Saída: 09:30 h
Chegada: 16:30 h
Km Dia: 465 
Km Acumulada: 8.059

Hotel em Rio Grande RS:
Swan Express Rio Grande
Endereço: Rua Francisco Campello, 499 - Rio Grande RS
Coordenadas:  -32.029114, -52.099133
Diária: USD$ 65,60 (2 pessoas com impostos)
Avaliação: Bom hotel, confortável novo e espaçoso em frente à Lagoa dos Patos, porém, como toda cidade portuária, vizinhança não muito boa.


Finalmente conseguimos sair com tempo seco! Um pouco frio e nublado mas sem nenhum sinal de água. Como a distância era relativamente curta, não tivemos muita pressa em sair.

Logo pegamos a estrada, excelente por sinal, e fizemos 3 paradas no total. Até a fronteira com o Brasil, somente pasto para bovinos e caprinos, além dos pássaros que insistem em se alimentar no acostamento levantando vôo sempre que nos aproximamos causando vários sustos.

A aduana para saída do Uruguai é confusa. Não tem nada que indique que se deve entrar e fazer os trâmites. Passamos batidos, e já no Brasil parei em um posto de combustível e perguntei o que deveria fazer, fui orientado pelo frentista a voltar. Voltamos, fizemos os trâmites em 10 minutos e voltamos ao Brasil. 

A parte mais legal da viagem foi atravessar a reserva do Taim. Um grande alagado na beira da estrada com inúmeras espécies de aves, alguns répteis e muitas capivaras misturando-se com o criação de gado. Chegamos secos por volta de 16:30 horas.


Dia perfeito para saída do hotel em Punta Del Este, céu azul!!!

 1ª Parada rumo à Chui


De volta à Terra Brasilis!!! 


 Aduana Uruguaia em Chuy continua bagunçada!

  


 2ª parada: Banhado do Taim





 3ª parada antes de Rio Grande RS

Pessoal de Pouso Alegre fazendo roteiro inverso ao nosso.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

18º Dia: Punta Del Este


Dia Livre em Punta (Excepcionalmente)

Gian acordou cedo para checar as condições de tempo e quando constatou que nossa parceira chuva viajaria conosco novamente, decidimos abortar a saída de Punta Del Este e permanecer na cidade “turistando”, já que aqui não iria mais chover hoje. Conseguimos alterar nossas reservas de Rio Grande RS e Palhoça SC para as próximas etapas.

Como tivemos um dia livre e principalmente SECO hoje, resolvemos tentar dar um jeito na corrente da Multistrada que estava com uma folga absurda. Depois de pedir algumas instruções ao meu amigo Anderson da oficina Moto Tracks de São Bernardo, encontramos um brasileiro aqui em Punta del Este que tem uma oficina pequena chamada Marcio Motos. Fomos até lá e ele tinha a ferramenta necessária, um extrator chave-pino. Tiramos dois elos da minha corrente e até agora parace que ficou bom. Acho que chego em São Bernardo sem mexer mais.

Feito o reparo, com dia nublado, porém seco, fomos turistar. Conhecemos a ponte “torta” La Barra, Piriapolis, Cerro del Toro, Cerro San Antonio, Museo Vilaro e Los Dedos.

A cidade de Punta nessa época do ano é muito tranquila (até demais). Vários locais fechados e maioria dos semáforos desligados.

Com sorte amanhã voltamos ao Brasil sem chuva!






Ferramentas de Precisão! 😅😆😄
 Piriapolis do alto.
 Cerro San Antonio

Punta Balena



 Casa Pueblo de Carlos Páez Vilaró